Curso de Extensão DESIDERIUS ERASMUS

Curso de Extensão Desiderius Erasmus

Idealizado como carro-chefe de Protokollon, o curso de extensão universitária em Organização de Eventos, Cerimonial e Protocolo que leva o nome de Erasmo de Roterdã (Desiderius Erasmus) é dividido em módulos temáticos sobre as origens, a abrangência, a prática e a utilização dos conceitos de Etiqueta, Cerimonial e Protocolo pelos profissionais de Relações Públicas, Relações Internacionais, Ciências Sociais, Diplomacia, Turismo, Hotelaria, Secretaria Executiva etc. que trabalham com Gestão de Eventos e Comunicação Institucional.

A primeira versão do curso se desenvolveu em 2010, no âmbito de uma parceria entre o IDII e a Facha (Faculdades Integradas Helio Alonso), uma casa de ensino em Comunicação Social muito tradicional do Rio de Janeiro.

O Curso Desiderius Erasmus pretende desmistificar a aura de estranheza e de “esnobismo” que as ideias de etiqueta, cerimonial e protocolo costumam formular nas pessoas alheias ao cotidiano dos organizadores, gestores e agentes de eventos, assessores e funcionários de órgãos governamentais, eclesiais, não governamentais etc.

O curso tem por objetivo precípuo conscientizar as pessoas da importância dos procedimentos cerimoniais e da linguagem protocolar nas relações interpessoais, intergrupais e intergovernamentais que envolvam profissionalismo e seriedade, sem deixar de realçar características sociológicas e antropológicas dos brasileiros, que aparentemente são refratários à formalidade.

Esmiuçar a necessidade do processo de aprendizado da cultura alheia, naquilo que psicologicamente poderia se denominar “apreensão da alteridade”, conduz o aluno a reformular e reinventar suas posturas no dia-a-dia, ajudando-o a criar ambientes pessoais e profissionais mais salutares. Como já dizia Esopo (c. VI a.C.), filósofo grego da Antiguidade, “Nenhum gesto de gentileza, por menor que seja, é perdido”, ou, em tempos mais atuais, por parte do filósofo popular carioca, “Gentileza gera gentileza”…

Por outro lado, é necessário explicitar que o Curso Desiderius Erasmus não é um simpósio de etiqueta, menos ainda, de moda. A abordagem de assuntos relacionados àqueles tópicos se dará apenas quando nos referirmos aos trajes cerimoniais, alijando-se considerações sobre o vestir — contexto em que já incide a subjetividade.